Plano De Saúde Deve Custear Crosslinking Para Os Casos De Cerotocone

Antes de falarmos sobre o tratamento é importante entendermos o que é a ceratocone. Essa é uma doença da córnea caracterizada pela aumento progressivo e irreversível de sua curvatura, bem como pela diminuição progressiva de sua espessura. Em outras palavras, a córnea (parte mais anterior do olho), torna-se “pontuda” e “fina”.

Na evolução natural do ceratocone, a córnea perde progressivamente sua conformação original (levemente curva) e adquire um formato atípico (extremamente curva, semelhante a um cone).

✔ Um dos tratamentos do Ceratocone é o Crosslinking que é um tratamento cirúrgico que permite aumentar a resistência da córnea, deixando-a mais estável. Por meio dessa técnica, é possível retardar ou até parar os danos causados pelo ceratocone, evitando, assim, a perda da acuidade visual e até a necessidade de um futuro transplante de córnea.

✔Técnicas como o implante de lentes fácicas (ARTISAN), implante de anel estromal e implante de lentes intra-oculares podem ser realizadas em casos específicos.

⚠️O que é importante  destacar é que o Crosslinking já está previsto no rol de procedimentos da ANS, assim, a negativa de cobertura é considerada totalmente abusiva.

⚠️ Além disso, necessário saber que todo o tratamento para a Ceratocone deve ser custeado pelo plano, seja a lente, seja o Crosslinking, seja o transplante, assim, se receber uma negativa, NÃO ACEITE O NÃO!

#cerotocone #crosslinking #transplantedecornea

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo