NEURONAVEGAÇÃO PARA HEMATOMA INTRACRANIANO

Os hematomas intracranianos são causados pelo acúmulo de sangue dentro do cérebro, ou então, entre o cérebro e o crânio. Por vezes, o paciente deve ser submetido a um procedimento cirúrgico para realizar a drenagem do sangue.

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), lista que indica o MÍNIMO que os planos de saúde devem custear, prevê a cobertura de cirurgias intracranianas, mas SEM o uso de neuronavegação.

A utilização da tecnologia de neuronavegação possibilita um rastreamento da localização da anotomia do paciente, exibe informação em tempo real antes, durante e depois da cirurgia e ajuda o cirurgião durante todo o procedimento.

Além disso, o neuronavegador utiliza imagens obtidas por tomografia computadoriza ou ressonância magnetica, que são carregas no sistema de neuronavegação e permitem que o médico crie um plano, um modelo 3D para a cirurgia.

Embora a Sociedade Brasileira de Neurologia tenha proposto a incorporação da neuronavegação aplicada ao tratamento cirúrgico de hematoma intracraniano no Rol de Procedimentos da ANS, a inclusão da tecnologia não foi aprovada.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo